top of page
Buscar
Foto do escritorcasadafeb

Aniversário da ANVFEB: 80 anos do desembarque na Itália e 61 anos da associação

A ANVFEB - Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira viveu uma tarde memorável, rememorando a data de 16 de julho de 1944, que deu início à saga da FEB em solo italiano. Há exatos 80 anos desembarcava no porto de Nápoles o 1º escalão da FEB, composto por mais de cinco mil soldados, os primeiros dos 25 mil que iriam escrever páginas de glória da História do Brasil.


O 16 de julho tem um triplo significado, marcando além da data do desembarque em 1944, a fundação do então CVCI - Clube dos Veteranos da Campanha da Itália em 1963, e a inauguração do prédio da Casa da FEB em 1976, na Rua das Marrecas, pelo Presidente Geisel, quando a rua foi tomada por centenas de ex-combatentes com suas boinas e braçadeiras.


Prestigiaram o evento ilustres autoridades e representantes de entidades co-irmãs, sócios, amigos, convidados civis e militares, professores, pesquisadores, imprensa, filhos, netos, sobrinhos de ex-combatentes, a Presidente Sra Vandira Pinheiro, primeira mulher a presidir a casa, filha e sobrinha de ex-combatentes, o Eterno Presidente e Mecenas Dr Breno Amorim


Ex-combatente da Marinha do Brasil, CMG João Baptista Torrents Gomes Pereira, 98 anos


General de Exército KLEBER NUNES DE VASCONCELLOS  


CMG Dieferson, Vice-Diretor da DHN. rep Diretor


CMG (T) SÉRGIO HENRIQUE LUZ VOGEL, Subchefe do Estado Maior 1° DN rep Cmt 1° Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo


CC (FN) LUIS ANTONIO BATISTA TRAVESSA representando o VA (FN) Renato Rangel Ferreira, Comandante do Treinamento e do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais.


Tenente Carrielo rep TC INF Icaro Pereira MAchado, Cmt CPOR/RJ


Ten R/2 Eng Fernando Simões, Pres AORE/RJ


Historiador Alberto Gomes Filho - Grupo Azul Barateia


Cel Alfredo Bottino, Ass Presid Tribunal Federal da 2ª Região


Profa Dra Sofia Debora Levy, pesquisadora do Memorial do Holocausto no Morro do Pasmado - Botafogo


Gen Expedito Alves de Lima, VP FUNCEB


Gen José de Oliveira Souza Diretor do Clube Militar


Cel Cláudio Rosty, repres Gen Sibinel Dir PHCEx


TC PM Pereira Couto, Dir Ensino PM


Dr Max Nahmias, Pres. Museu Judaico


Impossibilitado de comparecer, o Imortal e antigo Presidente da ABL e atual Presidente da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, Prof Marco Lucchesi, enviou mensagem de cumprimentos, informando que está se preparando para a Comemoração em Massarosa, cidade de origem de sua família, na qualidade de membro do Comitê dos Festejos de Aniversário de 80 anos da Contribuição da Força Expedicionária Brasileira para a Libertação da Itália.


Iniciada a cerimônia, um texto alusivo à data foi lido pelo mestre de cerimônias, Daniel Mata Roque, 2° Vice-Presidente da ANVFEB. Após o Hino Nacional Brasileiro seguiram-se as boas vindas do 1° Vice-Presidente, Prof Israel Blajberg, e da Presidente da Direção Central, Sra. Vandira Pinheiro, primeira mulher a presidir a ANVFEB, filha e sobrinha de ex-combatentes. Seguiu-se uma apresentação do Coronel Carlos Mário sobre “A preparação da FEB e a operação de desembarque na Itália em 16 de julho de 1944”


Conforme é tradição da Casa da FEB, personalidades foram agraciadas com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, pela contribuição para a ANVFEB, nas pessoas do Historiador Aeronáutico Alberto Gomes Filho e do Cap PMERJ Marcos Vinicius da Silva Nagem, com o Conselheiro Breno Amorim, ex-presidente da ANVFEB, conduzindo a cerimônia de entrega aos homenageados.


Na sequência foi homenageada a memória do Soldado da FEB veterano Célio de Andrade, com a presença de filhos e netos, que receberam a Medalha de Guerra concedida pelo Exército Brasileiro.


Encerrando o evento, a mais alta autoridade militar presente, Gen Vasconcellos, fez uso da palavra cumprimentando os presentes, especialmente veteranos e familiares, e enaltecendo os feitos heróicos do soldado brasileiro nos campos da Itália, após o que em posição de respeito, o público homenageou com um instante de silêncio nossos soldados, marinheiros e aviadores mortos na 2ª Guerra Mundial.


Um coquetel de confraternização no Salão Nobre reuniu os presentes, neste dia memorável de significativo capital simbólico para a nacionalidade.


O Museu da Casa da Força Expedicionária Brasileira, localizado na Rua das Marrecas, n° 35, centro do Rio de Janeiro, foi criado em 16 de julho de 1976 e é reconhecido como Patrimônio Cultural Fluminense pela Lei Estadual n.º 7.242, de 29 de março de 2016.


Prof. Israel Blajberg

1° Vice-Presidente da ANVFEB / Casa da FEB





95 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page